quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Castlevania: Symphony of the Night

Castlevania: Symphony of the Night é um clássico desenvolvido e distribuído pela empresa Nipônica Konami lançado em 1997. O jogo é o 13º título da série, foi o primeiro lançado para o playstation da Sony e é a sequencia direta de Castlevania: Dracula X do PC Engine CD lançado em 1993.


Symphony of the Night foi uma obra importante, que levou a série Castlevania a um novo patamar. Ele é diferente dos outros jogos da série e introduziu um novo estilo de jogabilidade com elementos de RPG. 

História


"Foi Richter Belmont, o lendário caçador de vampiros, que conseguiu finalmente acabar com a ameaça do Conde Drácula, Senhor dos Vampiros que tinha sido trazido de volta do túmulo pelo padre negro Shaft.

No entanto, uma noite 4 anos mais tarde, sob o brilho da lua cheia, Richter misteriosamente desapareceu.

Com a menor idéia de por onde começar sua busca, Maria Renard saiu em busca dele. Foi então que o destino interveio.

Castlevania, o castelo de Drácula, do qual há boatos de aparecer uma vez a cada século, de repente, materializou-se da névoa como se para mostrar-lhe o caminho.

Enquanto isso, forças poderosas estavam lutando pela alma de um homem chamado Alucard. O mesmo Alucard que havia se unido com Trevor Belmont para a batalhar seu pai imortal, Conde Vlad Tepes Drácula.

Alucard, a fim de purificar o mundo de sua própria linhagem maldita, tinha submergido seus poderes vampíricos e entrou em o que era para ser um sono eterno. Mas agora, ele está acordado e consciente do mal que mais uma vez aflinge sua terra natal.

O tempo voltou mais uma vez para as forças do Bem e do Mal de se envolverem em sua antiga batalha. O castelo de Drácula chama por você...

e nenhum homem poderá dizer quem sairá vitorioso."

Texto de introdução da versão americana do jogo para o Playstation




Quatro anos após a batalha entre Richter e Dracula, a escuridão reaparece. O fantasma de Shaft, o sacerdote das trevas, ressurge com um novo plano de ressuscitar seu mestre. Ele lança um feitiço em Richter, fazendo-o ficar sob seu domínio. Alucard, o mesmo que se uniu a Trevor Belmont 300 anos atrás acorda de seu sono para impedir os planos malignos de Shaft na tentativa de salvar a humanidade...

Gameplay

Symphony Of The Night é um jogo em side-scrolling não linear. No inicio, Alucard só acessa certas áreas do castelo, mas ao obter novas habilidades, como as de se transformar em lobo, morcego e neblina por exemplo, ele gradualmente poderá acessar áreas antes inacessíveis. O jogo conta com elementos de RPG, os pontos de vida do personagem são representados pelo Hit Point (HP) que determinam a quantidade maxima de dano que ele pode suportar e Magic Point (MP) que determinam quanto de magia pode ser lançado. Além disso, o Level representa o nivel de evolução do personagem, assim como na maioria dos RPGs. Quanto maior o Level, maiores habilidades de força, constituição, inteligencia, sorte, ataque e defesa de Alucard.


Enquanto antigos protagonistas da série utilizavam principalmente o clássico chicote Vampire Killer, Alucard pode encontrar e equipar em cada mão, armas que vão desde espadas, facas, escudos e divérsos itens descartáveis como bombas, dardos, boomerangs, etc... algo que era impossível em jogos anteriores da série. Além disso, existem ainda as armas secundárias que assim como nos jogos anteriores vão de: Adagas, Água benta, Bíblia, Crucifixo, machado, relógios e um diamante que assim como nos jogos antecessores necessitam de corações para serem utilizados. 



Alucard pode também ser equipado com itens encontrados durante a aventura, relíquias encontradas em certas áreas do castelo irão fornecer a ele diferentes habilidades, como a capacidade de dar um salto duplo por exemplo. Ao longo do jogo, o protagonista pode adquirir familiares, que funcionam como ajudantes no campo de batalha e na exploração do castelo, são eles: Fada, Demonio, Fantasma, Morcego e Espada.

Musicas

Impossível escrever sobre Symphony of The Night e não comentar sobre a bélissima trilha sonora composta por Michiru Yamane. Ela contem elementos de gêneros musicais diversos, indo do techno, rock gótico, new age, jazz e musica classica a muitas variações do Heavy Metal. 

As musicas são todas encontradas facilmente em sites como YouTube, segue o nome de cada uma das faixas abaixo:


01 - Metamorphosis 1
02 - Prologue
03 - Dance Of Illusions
04 - Moonlight Nocturne
05 - Prayer
06 - Dracula's Castle
07 - Dance Of Gold
08 - Marble Gallery
09 - Tower Of Mist
10 - Nocturne
11 - Wood Carving Partita
12 - Door Of Holy Spirits
13 - Festival Of Servants
14 - Land Of Benediction
15 - Requiem For The Gods
16 - Crystal Teardrops
17 - Abandoned Pit
18 - Rainbow Cemetery
19 - Silence
20 - Lost Paintings
21 - Dance Of Pales
22 - Curse Zone
23 - Enchanted Banquet
24 - Wandering Ghosts
25 - The Tragic Prince
26 - The Door To The Abyss
27 - Heavenly Doorway
28 - Death Ballad
29 - Blood Relations
30 - Metamorphosis 2
31 - Final Toccata
32 - Black Banquet
33 - Metamorphosis 3
34 - I Am The Wind

Veredicto Final

Um clássico, uma obra prima, um jogo que transcendeu gerações. Castlevania: The Symphony of The Night merece ser jogado e apreciado por cada gamer de cada geração, apesar dos bons títulos posteriores da série, sem duvida esperamos que um jogo a altura deste ainda venha pela frente.

Um comentário:

Seu comentário é muito importante para nossa equipe!