quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Ys e O Livro de Presságio Desaparecidos

Criado pela Falcom em 1987 para o computador e reprogramado para o Sega Master System em 1988, Ys The Vanished Omens foi um precursor para os RPGs que enfatizam a narrativa contando a história do jovem espadachim Adol Christin.


Historia

O game começa na cidade de Minea, na terra de Esteria. Adol é chamado por Sara, uma cartomante que lhe fala sobre um grande mal que esta devastando a terra. 




Nosso herói é informado sobre seis livros que contêm a antiga história da terra de Ys. Estes livros lhe darão conhecimento para derrotar as forças do mal e salvar a terra. A cartomante da a Adol um cristal e todas as instruções necessárias para que ele encontre sua tia que contem a chave para a recuperação de um dos livros na vila Zepik. E assim, nossa grandiosa aventura se inicia...

Jogabilidade

Nós jogadores controlamos Adol em um campo de visão isométrica, ou seja, vista de cima para baixo. O combate em Ys é um pouco diferente de outros RPGs da época, não haviam batalhas de turno ou uma espada a ser ativada manualmente, ao invés disso, o protagonista atacava automaticamente quando andava e esbarrava em cantos afastados do centro do corpo inimigo. Quando Adol se move em direção ao centro do inimigo, ocorre dano tanto no herói quanto no inimigo. 






Este sistema de combate foi criado com acessibilidade em mente. O sistema de "Colisão/ataque" tornou-se uma das características da série. Outra característica que tem sido utilizada em quase todos os títulos da série é o mecanismo de recarga da saúde. A saúde se regenera progressivamente com o tempo no mapa porém em masmorras e chefes o mesmo não ocorre fazendo com que haja necessidade de estratégia em cada etapa do jogo.



Para avançar em um jogo como Ys caros leitores é preciso dedicação para conhecer cada localidade do game, bem como armas e defesas disponíveis, além de debulhar a trama conversando com todos habitantes das aldeias e cidades.

Musicas

As magníficas musicas de Ys são compostas por Yuzo Koshiro juntamente com Mieko Ishikawa, a trilha sonora é considerada por muitos uma das melhores obras já compostas, em uma época em que as musicas de video games estavam começando a progredir.

Posteriormente vários álbuns com trilha sonora da série foram lançadas pela falcom: Music From Ys (1987) que contem a trilha sonora para edição PC-8801 original, junto de uma série de faixas não utilizadas no game original.

Perfect Collection Ys (1990) que é um lançamento de dois discos, o primeiro com um novo arranjo da trilha sonora por Ryo Yonemitsu e o segundo com arranjos variados de faixas de Ys e Ys II.

Music For Us Renewal (1995) que é a trilha sonora completa de Ys, incluindo as faixas bônus, reproduzidas em equipamentos atualizados.

Ys & Ys II Eternal Original Sound Track (2001), um lançamento de dois discos que consiste em trilhas sonoras para os remakes de PC do Ys e Ys II.


Veredicto Final

Ys é um jogo contagiante com musicas viciantes e jogabilidade inovadora, uma experiencia magnífica a ser jogada por cada gamer saudosista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário