quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Metal Gear

Aproveitando o recém lançamento do grandioso Metal Gear Solid The Phantom Pain para os consoles da nova geração, o game desta semana é Metal Gear.


Metal Gear teve seu lançamento em setembro de 1987 nas terras Nipônicas. O jogo foi criado pelo gênio Hideo Kojima e produzido por uma das grandes companhias Japonesas chamada Konami, a mesma produtora de séries como: Castlevania, Contra, Silent Hill, dentre outros grandes sucessos. Metal Gear foi o primeiro jogo realmente lançado por Kojima, uma vez em que seu primeiro jogo desenvolvido, Lost World, foi cancelado em 1986 pela Konami.


Originalmente, Metal Gear foi lançado para o MSX2, na Europa e no Japão, depois, foi convertido para o NES/Famicom tendo muitas alterações em relação ao jogo original, deixando a versão para NES muito inferior no quesito enredo, onde a série sempre se destacou.

História

Em 1995 o governo americano é informado que uma fortaleza chamada Outer Heaven, formada pelos “Militares sem Fronteiras”, localizada em uma região florestal da África do Sul, vinha mantendo armas de destruição em massa potentes o suficiente para mudar a história das guerras. A fortaleza foi criada por um veterano soldado, temido por todos, tanto pelos aliados quanto inimigos.
Com base nessa informação, as Nações Unidas entram em contato com à Unidade de Alta Tecnologia das Forças Especiais, FOXHOUND, liderada por Big Boss, para que a situação seja resolvida.
Big Boss envia seu melhor agente, Gray Fox, para verificar o local e iniciar a primeira operação de infiltração.

Operação “Intrude N312”


Gray Fox descobre a existência de um arsenal e na tentativa de enviar informações ao comandante é capturado. As únicas palavras transmitidas são “Metal Gear…”. Com a captura de Gray Fox, Big Boss envia Solid Snake, um novato na unidade, porém muito talentoso.


A missão tinha como base descobrir o que era “Metal Gear” e resgatar Gray Fox. Logo após infiltra-se na base Snake encontra Diana e Jennifer, membros da resistência contra Outer Heaven, com a ajuda delas Snake resgata Gray Fox que explica a existência do Metal Gear. “Metal Gear é a primeiro tanque bípede, blindado, capaz de operar em qualquer terreno, equipado com lança mísseis nucleares.” Uma arma que poderia mudar o rumo das guerras.


O objetivo de Outer Heaven era estabelecer uma superioridade militar sobre o mundo, e o objetivo de Snake era destruir o Metal Gear. Para destruir o Metal Gear, Snake precisa resgatar o engenheiro chefe do projeto, DR. Drako Madnar Pettrovich, que era obrigado a trabalhar na construção do blindado, uma vez que sua filha havia sido sequestrada e mantida em cativeiro.

Ellen

Dr. Drago Pettrovich Madnar

Após resgatar Ellen, o cientista ensina a Snake como destruir sua criação, entretanto, conforme Snake se aproxima do centro de controle da base, algumas armadilhas parecem como se estivessem esperando por ele. O líder da resistência contra Outer Heaven, Kyle Schneider, morre em combate e Snake fica gravemente ferido. Ele é levado para uma prisão 100 andares abaixo da terra. Snake consegue escapar e encontrar o Metal Gear, ele destrói a máquina, poucos instantes de a missão ser encerrada. 


Durante a fuga, Snake encontra Big Boss, o líder da agência que ri de Snake e revela a verdade por trás da operação. Desde que entrou no comando da FOXHOUND, Big Boss estava usando suas ligações no governo para corromper e roubar informações confidenciais, financiando suas atividades. O objetivo era fazer de Outer Heaven a nação mais poderosa do mundo, tendo ele como líder. Big Boss decidiu enviar Solid Snake na esperança de que este fosse capturado e desse ao governo dos EUA informações falsas, mas subestimou as capacidades de Snake, não imaginando que ele poderia chegar tão longe, o que o fez admitir que Snake é um dos melhores. Big Boss ativa a autodestruição de todo o complexo, enquanto a fortaleza é destruída, os dois se digladiam em uma luta mortal.


Jogabilidade

Metal Gear é um jogo enquadrado na categoria Stealth, ou seja, jogos de espionagem com ação no qual o jogador deve evitar ser percebido pelo inimigo, fazendo uso da furtividade. O jogador deve mover o personagem por toda Outer Heaven, evitando confronto direto com os soldados que patrulham as áreas. 


Caso o jogador seja avistado, o jogo entrará em "Modo de Alerta", desta maneira, o jogador deverá se esconder até mque a situação volte ao Status "Normal". Os modos de alerta variam dependendo da sitação, caso haja apenas uma exclamação (!) sobre a cabeça de quem o viu, apenas os inimigos na área irão atacá-lo, sendo possível fugir para uma proxima área. Caso duas marcas de exclamação (!!) apareçam, ai a coisa ficou séria, apareceram reforços em outras áreas tambem e Snake terá de eliminar todos os inimigos ou se movimentar para andares diferentes.


Snake começa desarmado, mas eventualmente ganha acesso a uma variedade de armas e itens como explosivos, armas automáticas e um lançador de mísseis, além também do personagem poder utilizar de seus próprios punhos para lutar contra os inimigos.

Veredicto Final

O Metal Gear do MSX2 foi a ponta de um imenso iceberg, o primeiro de uma série de jogos que transcende até hoje por várias gerações. É incrível o mundo criado por Kojima, uma trama altamente complexa, com personagens cativantes e diversas cenas memoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nossa equipe!