terça-feira, 14 de setembro de 2010

Videogames podem ser ferramentas para respostas rápidas


Universidade norte-americana testa jogos de ação e simuladores 'calmos'.   Resposta pode chegar a ser 25% mais rápida.


Cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, afirmam que o uso de videogames leva as pessoas a tomarem decisões corretas mais rapidamente. O estudo será publicado na revista científica Current Biology.

De acordo com um estudo da Entertainment Software Association (ESA), a popularidade dos games cresceu ao ponto de 68% das famílias dos Estados Unidos possuem, pelo menos, um membro que jogue regularmente.

Os pesquisadores testaram dezenas de jovens entre 18 e 25 anos que não pegavam em um controle diariamente. Foram divididos em dois grupos. O primeiro desfrutou 50 horas de jogos de tiro em primeira pessoa como "Call of Duty" e "Unreal Tournament". A outra metade se divertiu com "The Sims 2", jogo de simulação.

Após realizarem várias tarefas determinadas pelos cientistas, o grupo que ficou com os jogos de ação responderam 25% mais rápido, com o mesmo nível de acerto na comparação com a outra metade dos jovens. Os sentidos exigidos nos testes foram a visão e a audição.

"Jogos de ação fazem as pessoas tomarem mais decisões corretas por unidade de tempo", afirma Daphne Bavelier, uma das autoras do estudo. "O cérebro está sempre computando probabilidades, quando você dirige, por exemplo, é preciso estimar uma possível colisão e decidir se a brecagem é necessária ou não."

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário