sexta-feira, 2 de julho de 2010

MAME - O Verdadeiro Emulador

Salve Gamers do JOGAMUS! Estive pensando no que poderia contribuir com a comunidade mais viciada dos games, (menos eu, é que eu nem sou tão viciado assim ...rs). Pois bem, quero apresentar o emulador mais velho de que tenho conhecimento, o MAME como na imagem já diz, seu nome completo é Multiple Arcade Machine Emulator. Acredito que muito já o tiveram instalado em suas máquinas e outros já ouviram falar dele, quanto ao restante da galera recebe pelo JOGAMUS em primeira mão.

Existem muitos jogos que tem como destino ficar no esquecimento, hoje em dia com jogos on-line e de tempo real com gráficos realistas e efeitos 3D os jogos de antigamente não tem chance alguma de competir, e para não serem extintos de vez, foram criados emuladores justamente para emular esse jogos "antigos" principalmente arcades (Jogos de Fliperamas).

O MAME é um projeto sem fins lucrativos, seu objetivo principal é ser uma referência para o funcionamento de Jogos Arcade Emulados. Seu trabalho está concentrado apenas para fins educativos e preservativos, a fim de evitar que jogos históricos desapareçam devido ao hardware deixar de funcionar. Seu download é gratuito e sua venda proibida, e também tem seu código aberto, ou seja, se você for um programador poderá atualizar você mesmo o software.

Quanto a Rom's, rom é o arquivo do jogo que vem compactado e não deve ser descompactado. Muitas empresas detentora dos direitos autorais criaram as suas rom's para que seus jogos não fiquem no esquecimento. Algumas rom's você poderá encontrar em lojas especializadas para comprar, porém algumas empresas formecem as rom's gratuitamente.

Claro que se tratando de uma mídia virtual também há casos de Pirataria, onde se encontram rom's de todo tipo para downlods. No entanto, nós da Equipe JOGAMUS e da Equipe MAME, deixamos claro que não cultivamos e nem apoiamos qualquer tipo de Pirataria, apesar de existir muito no mundo dos games.

Por enquanto é só pessoal, para quem quizer fazer o download do MAME gratuitamento e saber mais sobre sua política, indico o site oficial:

http://mamedev.org/

Lá você poderá encontrar versões recentes do emulador em 32X e 64X. No próximo post, farei um breve tutorial de como instalar o MAME . Aquele abraço e até a próxima.

2 comentários:

Seu comentário é muito importante para nossa equipe!