quinta-feira, 16 de julho de 2015

Rise From Your Graves - Einhänder, o braço manipulador da Square

Einhänder é o titulo em alemão para o grandioso shooter em side scroller desenvolvido e publicado pela Squaresoft em 1997 no Japão e em 1998 na América do Norte para o Playstation da Sony.


O nome do jogo denota um tipo de espada que é empunhada apenas com "uma mão", utilizado aqui para se referir ao braço manipulador único possuído pela nave controlada pelo jogador.



O jogo se baseia na história de Endymion e Selene em um futuro fictício. Está ocorrendo uma guerra entre a terra e a lua, seu personagem faz parte das forças da lua e deve invadir os territórios inimigos para recolher armas de reconhecimento e armamento inimigo. A excelente trilha sonora do jogo foi composta por Kenichiro Fukui no estilo eletro/techno e foi publicada no japão um álbum contendo a empolgante trilha sonora.


Gameplay

Einhänder é um shoot 'em up, o jogador se envolve em um ataque solitário em sua espaçonave, disparando contra um grande numero de inimigos e escapando de seus ataques. Os gráficos do jogo são em 2.5D, onde ocorre o deslocamento 3D ocasional de ângulos da câmera, porém, o movimento do jogador se encontra restrito a plano bidimensional, como é encontrado nos beat 'em ups por exemplo. Cenas em vídeos pré-renderizados são utilizados para ilustrar fatos cruciais entre os estágios do game, dando uma maior imersão a história do jogo.




Ao iniciar, o jogador pode escolher entre vários níveis de dificuldade e três modelos diferentes de naves, além do jogo contar com mais duas naves secretas. O jogador pode se mover em diferentes velocidades e é equipado com uma metralhadora e um braço manipulador, que é utilizado para coletar gunpods deixados pelos inimigos derrotados. Os gunpods possuem diferentes quantidades de energia, munição e acerto e incluem canhões, lançadores de mísseis guiados, sabres de luz e outros tipos de armas.


A maioria das fases possui um sub chefe e um chefe final que possuem um núcleo principal e partes individuais a serem destruídas.


História

Einhänder ocorre em um futuro fictício, durante uma guerra entre a colônia terráquea, Sodom, ou Gesetz na versão Norte Americana do jogo, contra a colônia da Lua, Selene. De acordo com a história, a grande primeira guerra da Lua resultou na destruição da maior parte da superfície da terra e na criação de um regime totalitário no planeta. 














O game rola na Segunda Gerra da Lua, onde a lua ataca a terra novamente por recursos naturais. A tática de Selene consiste no envio de apenas um homem, apenas uma nave espacial lutadora chamada Einhänder em missões kamikaze, para causar o maior dano possível no planeta antes de ser destruído por seus inimigos. 






















Na medida em que o jogo progride, os jogadores recebem  ordens de comando e objetivos despachados pelo satélite militar de Selene, Hyperion. As ordens são sintetizadas pelo computador central EOS, que também registra e transmite dados de vôo e grava as batalhas do jogador. Após concluir o ultimo objetivo, o jogador é informado pela Hyperion que o padrão de de batalha do ultimo EOS não tripulado havia sido concluída de acordo com os dados de seus registros de batalha. Ao jogador é dada a honra de ser o alvo do ultimo teste EOS e como recompensa por seus esforços heroicos, após a morte do jogador, eles irão avançar duas classes e ser premiados com a decoração Sirius. Depois de sobreviver a intensa artilharia de testes EOS, o piloto se pergunta por que eles deve ser exterminados por seus aliados e começam a questionar a lógica de seus líderes militares.




A narrativa do jogo em seguida, salta para um mês depois dos acontecimentos, quando o piloto emerge no espaço em sua Einhänder. Uma mensagem do Hyperion comunica que o jogador esta cometendo um ato de traição e deve remover seu armamento e se render. No entando, o jogador luta contra as naves de Selene e enfrenta Hyperion, o ultimo chefe do jogo. No fim, a nave espacial do jogador é danificada e fica à deriva no espaço. O piloto engata seus propulsores e mergulha em um exército de naves Selene com a Lua aparecendo como fundo. 




Um epílogo segue afirmando que as ações do piloto solitário finalmente pôs fim à gerra, gerando paz para ambos os povos. No entanto, o nome do piloto e suas ações foram apagadas dos registros, e eles serão lembrados apenas como veteranos de guerra.

Gunpods

Em Einhänder não existem "Power-Ups", é possível apenas adquirir "Gunpods" durante as missões onde armas são deixadas pelos inimigos e possuem munições limitadas. São eles:




Vulcan: O mais comum do jogo, seu poder de fogo é baixo, mai seu alto clipe e velocidade fazem dela um excelente gunpod.



Cannon: Dispara uma pequena rajada de energia, altamente forte, mas vem com pouca munição.













Wasp: Um lança-foguetes, se posicionada para cima dispara foguetes moderadamente poderosos e teleguiados, se posicionada para baixo dispara foguetes fortes mas que vão sempre em linha reta.









Spreader: Gunpod que dispara tiros para diversas direções, e causa um grande dano se usado a curta distância.










Grenade: Dispara granadas, causa um enorme dano



Hedgerog: Dispara pequenas bolas de energia que explodem em contato com o inimigo, causa bom dano, seu único problema é que so pode ser disparada para cima e para baixo.









Juno: Versão upgrade da Vulcan, muito poderosa, porém vem com menos munição.


Blade: Arma que cria uma lâmina laser, possui boa força e pode ser movimentada como uma espada, porém possui um curto alcance.


Riot: Dispara rajadas eléticas, seu poder depende do tempo que ela é carregada.


Flash: Lança um poderoso laser ao inimigo.


Mosquito: Lança um foguete que pode ser guiado de acordo com o movimento da nave.


Phyton: Lança uma fileira de poderosas minas contra o inimigo.









Veredicto Final

Einhänder possui um belíssimo gameplay com história envolvente, e sem sombra de duvidas, é uma excelente pedida aos amantes do gênero.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nossa equipe!