quinta-feira, 30 de julho de 2015

Rise From Your Graves - Shenmue, o clássico que deu vida a um novo gênero

Shenmue foi lançado no final de 1999 no japão e inicio de 2000 no ocidente, produzido pelo mago da Sega Yu Suzuki para o Dreamcast. Suzuki criou um novo gênero com Shenmue o Full Reactive Eyes Entertainment, ou simplesmente FREE, gênero que consiste em sua interatividade e liberdade, incompatíveis até então aquela época, bem como um sistema inovador que simulava as condições climáticas em tempo real. Os jogadores não jogáveis possuíam falas diferentes, dependendo da hora e do dia, além do jogo possuir diversos Quick Time Events, ou QTEs, que é um método que permite o controle limitado do personagem durante as cutscenes dos jogos. Shenmue possui um vasto e rico ambiente, onde é possível comprar brindes em maquinas caça níquéis ou jogar fliperamas em arcades e até mesmo permite explorar lojas de conveniência pela cidade.





Shenmue foi o jogo de produção mais cara da sua época, com custo de US$47 milhões de dólares na época. Em 2001 foi lançado a sequencia Shenmue II com a premissa de se encerrar a história no terceiro episódio que até então não foi lançado, mas que foi anunciado 16 anos após o lançamento do primeiro jogo, na E3 de 2015 onde o jogo se tornou o Kickstarter mais bem sucedido do mundo dos games.


História



Naquele dia, assim como todos os bons dias ruins devem ser, estava chovendo. Um carro preto estacionado na porta de casa e uma placa do dojo quebrada chamavam atenção. Ao entrar, Ryo vê um homem chinês lutando contra seu pai, este homem é Lan Di. O jovem lutador tenta intervir, mas é facilmente incapacitado. Lan Di exige que Iwao, pai de Ryo, lhe entregue o Espelho do Dragão (Dragon Mirror), que é um misterioso artefato de pedra. Quando Lan Di ameaça matar Ryo, Iwao lhe revela que o espelho está enterrado sob a árvore da flor de cerejeira ao lado de fora do Dojo e após obter o artefato, o chinês executa um golpe final em Iwao que posteriormente morre nos braços do filho.






Ryo jura vingança a Lan Di e começa sua própria investigação, através de entrevistas com as possíveis testemunhas. Já quase sem esperanças, Ryo recebe uma carta endereçada ao seu pai, que dizia sobre a chegada de um homem chamado Zhu Yuanda, sugerindo que ele procure auxílio do mestre Chen que trabalha no porto de Yokosuka. Através de Chen e seu filho Chen Guizhang, Ryo descobre que uma gangue local, os Mad Anjels, estão conectados a organização criminosa de Lan Di,os Chi You Men. Descobre também, que alem do espelho do dragão, existe o espelho da Phenix (Phenix Mirror), que se encontra localizado a baixo do dojo de seu pai.



Para investigar os Mad Anjels, Ryo aceita um emprego de motorista de empilhadeira no porto. Após causar problemas aos bandidos, eles sequestram sua colega de escola Nozomi. Para resgata-la, Ryo faz um acordo com o líder da gangue, Terry Ryan, para derrotar Guizhang em troca de uma reunião com Lan Di. Ryo percebe que o acordo foi uma armadilha e ajuda os Guizhang a derrotar a gangue rival. Terry revela que Lan Di deixou o Japão em direção a Hong Kong.




Com a ajuda da família Chen, Ryo parte de barco para Hong Kong. No dia da partida, Ryo é atacado por Chai, um membro dos Chi You Men de baixa patente que planeja roubar o espelho da Phenix para ganhar prestigio com Lan Di. Ryo derrota o bandido, mas Guizhang que partiu em viagem com Ryo é ferido na luta e Ryo parte a viagem sem ele, dizendo que eles se encontraram na china mais tarde. Mestre Chen aconselha Ryo a procurar a ajuda de um lutador em Wan Chai chamado Tao Lishao e por fim, Ryo embarca em busca de respostas em Hong Kong.

Gameplay


O jogador controla o jovem lutador Ryo Hazuki, que investiga o assassinato de seu pai. A maior parte do jogo se passa explorando o mundo aberto em busca de pistas, examinando objetos e conversando com a vasta gama de personagens não jogáveis para adquirir informações, porém, Shenmue conta com diversos minigames, no Arcade local, Ryo pode jogar dardos, um arcade de boxe, ou até mesmo versões completas dos jogos Sega Hang-On e Space Harrier. 
















Ryo pode lutar contra vários adversários ao mesmo tempo, O sistema de combate é bastante semelhante ao da série Virtual Fighters. Para se fortalecer, Ryo deve treinar seus movimentos. Nos Quick Time Events, o jogador deve pressionar a combinação certa de botões no momento indicado para ter sucesso.



O jogo conta também com um relógio, lojas são abertas e fechadas, ônibus possuem horários e os personagens não jogáveis possuem suas próprias rotinas de acordo com a hora, tornando a experiencia de Shenmue ainda mais imersiva.

Veredicto Final

Shenmue nos traz uma incrível sensação de imersão. Não só a maravilhosa campanha principal, mas, são os pequenos detalhes do jogo como torrar seu dinheiro em fitas cacete ou nos arcades locais que fazem deste grandioso clássico uma experiencia única e inigualável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nossa equipe!