quinta-feira, 5 de março de 2015

Rise From Your Graves: Xenogears

Em 11 de Fevereiro de 1998, a SquareSoft, publicou o jogo que veio a ser considerado um dos maiores enredos da história da empresa, Xenogears.


Prólogo

A ‘Mahanon’, uma grande nave colonizadora, enfrentou um súbito problema em seus sistemas. De repente, depois de uma luz, todos os monitores da cabina de comando registraram perigo. A tripulação alertou que os controles estavam um a um sendo dominados por... algo. O capitão imediatamente ordenou que o comando manual fosse estabelecido, mas o desligamento do sistema automático falhou. Contatos com a sala de máquinas também falharam. Ao perceber uma espécie de programa-vírus dominando todo o maquinário, o capitão ordenou a evacuação imediata dos passageiros e da tripulação, incluindo o pessoal da cabina de comando. Ficando para trás ele viu, horrorizado, que o invasor desconhecido dominara os sistemas de defesa da nave e estava usando os canhões da “Mahanon” contra as naves de fuga que saíam, impedindo que alguém escapasse vivo.Os enormes cabos de energia da nave romperam o casco e começaram a se agitar no espaço como se fossem os tentáculos de algum monstro, e uma mensagem repetida tomou todos os monitores da cabina em letras vermelhas.

“Vocês se tornarão deuses.”

O painel que o capitão ativou em seguida era independente do sistema contaminado. Ele digitou sua senha, ligou o sistema de autodestruição e então deu uma olhada no relicário que trazia consigo, com uma foto com a esposa e a filha que não tornaria a ver. Segundos depois, uma série de explosões programadas fez a ‘Mahanon’ desaparecer num clarão, próxima à órbita de um planeta.

Próxima aos destroços do corpo principal da nave, “ela” se levantou. Os longos cabelos púrpura ondulavam com o vento e seus olhos refletiam a escuridão da noite e as estrelas cadentes que eram as demais partes da nave caindo. Foi neste dia que “Deus” e a “humanidade” chegaram a Ignas...

 Introdução

Xenogears conta a história de Fei Fong Wong, e um grupo de aventureiros em suas batalhas por sobrevivência, em um mundo ameaçado pela guerra entre duas nações: Aveh e Kislev. O jogo se baseia em diversos princípios filosóficos, bem como temas religiosos. Um dos principais temas de Xenogears é a natureza da memória humana, e o conflito entre homem e máquina. Desde o início da aventura Fei sofre de amnésia, o que ilustra suas interações com outros personagens, além disso, os personagens manuseiam Gears, robôs gigantes que podem ser utilizados em batalha.


A História

No continente de Ignas, uma guerra tem seguido entre dois países por séculos. Ao norte do continente, está o Império de Kislev, e ao sul, o Reino do Deserto, Aveh. A guerra durou tanto tempo que as pessoas não se lembram do motivo, conhecendo apenas o circulo sem fim de hostilidade e tragédias. Essa obsessão pela guerra, em breve encontraria uma mudança devastadora. 




A fim de aumentar seu poder militar, ambos os países escavavam ruínas da antiga civilização e pediam ao "Ethos", uma instituição que preserva a cultura do mundo, reparando ferramentas e armas escavadas, para consertarem seus achados, alterando o desempenho do esforço de guerra. O resultado das batalhas entre esses países, deixou de ser determinado pelos combates corpo a corpo, e passou a ser determinado pelo uso dos Gears, humanoides gigantes obtidos dos mais fundos buracos das ruínas.




Após eventuais mudanças no estado da guerra, Kislev obteve vantagem, e o fator determinante a este resultado, foram os recursos obtidos de suas ruínas. Porém, uma misteriosa força militar chamada "Gebler", decidada a ajudar Aveh, apareceu no continente de Ignas. Aveh. Com a ajuda da Gebler, Aveh recuperou-se e a guerra tomou novos rumos. Tomando vantagem de sua recém conquistada aliança, Aveh começou a conquistar o território de Kislev, pouco a pouco, sem mostrar desistência.


O jogo se inicia em um Flash Back, onde Fei Fong Wong luta para defender sua vila, e seu amigo Citan Uzuki o pede para não lutar no vilarejo que já se encontra em chamas. Após esta cena, as aventuras do lutador Fei Fong Wong, um amnésico que foi carregado ao vilarejo de Lahan quase morto, três anos antes por um mascarado que todos acreditam ser seu pai, se iniciam.



Mecânica do jogo

Xengears combina RPG, Role Playing Game, com elementos de Active Time Battle da Square, encontrado em jogos com Chrono Trigger ou em jogos da série Final Fantasy, com funcionalidades específicas para cada personagem. O jogo possui dois sistemas ligeiramente diferentes de batalha, onde, na primeira, o usuário controla os personagens através de sequencias de combos aprendidas à medida em que ele progride. A segunda se faz, por uso dos Gears, com diferentes conjuntos de estatísticas e habilidades para cada um dos nove personagens.





A maioria dos encontros inimigos ocorre de maneira aleatória, ou seja, inimigos não aparecem na tela até o grupo entrar em batalha, e, ao entrar na batalha, não há uma transição para uma tela separada com sistema de combate. Todas as ações de ataque utilizam AP, que são Action Points, podendo custar de um a três AP, que correspondem à intensidade do ataque. Os personagens podem também utilizar EP, Eter Points, para desfrutar de habilidades mágicas. Os poderes mágicos dos personagens são referidos por nomes diferentes, o que implica em diferenças em suas origens. A magia de Fei por exemplo se chama "Chi" e a de Citan é "Arcane". Ao utilizar Gears, as habilidades de Eter humanas são amplificadas, embora possa haver alguma mudança ou se tornarem indisponíveis durante o combate.



Nas lutas utilizando Gears, o fator limitante do AP é substituído por combustível. Cada ataque consome um montante de combustível correspondente à sua potência.

Musicas

As sensacionais musicas de Xenogears foram compostas por Yasunori Matsuda, mesmo compositor de Chrono Trigger. Xenogears Sound Track foi lançado em dois discos e publicado pela DigiClub no japão, e conta com 41 faixas. Existem duas faixas cantadas por Joanne Hogg na OST, que são as belíssimas "Stars of Tears" e "Small Two of Pieces", a segunda foi o primeiro tema de encerramento cantada em um jogo da Square.


Stars of Tears

Small Two of Pieces

Personagens


Os nove personagens de Xenogears são originados de diversas áreas do jogo. Tudo se inicia em Ignas, onde Fei e Citan se encontram, e que posteriormente se revelam ser oriundos das cidades capitais Aphel Aura e Etrenak dos países flutuantes Shevat e Solaris, respectivamente.

Fei é nosso protagonista e não possui memórias de seu passado. Citan é um homem cujos conhecimentos sobre o mundo e a tecnologia constantemente auxiliam a equipe. Bartolomeu Fatima, ou simplesmente Bart, é um pirata do deserto oriundo de Ignas, ele é herdeiro do trono de Aveh. Rico é um meio-humano de força incrível, que vive em uma prisão de kislev como campeão de batalhas de Gears. Billy, um fiel membro do grupo religioso Ethos, é de Solaris, assim como a oficial Gebler Elly, que tem o destino de acompanhar e se apaixonar por Fei ao longo da trama. Maria e Chu-Chu são de Shevat, a cidade voadora que resiste à hegemonia de Solaris. Emeralda, uma criatura humanoide, construida por uma civilização antiga a partir de uma colônia de nano-máquinas e resgatada nas ruínas da antiga Zebiom.

Importantes personagens não controláveis são Krelian e Miang, ambos líderes de Solaris com a missão de reviver Deus, uma divindade mecânica que caiu no mundo a milhares de anos. São os dois principais antagonistas do jogo. E Grahf, um misterioso homem dotado de imensos poderes. Ele possui papel antagônico, seguindo os aventureiros e enfrentando-os com frequência, inicialmente, sem revelar seus objetivos.

Fei Fong Wong: É baseado no lendário herói chinês Wong Fei Hung de Guangdong, China. Seu nome em katakana, um silabário japonês, componente do sistema de escrita japonesa, está escrito exatamente igual ao do herói chinês. Fei viveu no vilarejo de Lahan nos últimos três anos e não possui memórias de seu passado. Após ser responsável pela destruição de Lahan, Fei se une a Citan Uzuki para descobrir o que se encontra por trás de Solaris e Deus. Durante a trama, Fei sofre perda repentina de memória e inconscientemente se torna Id, um poderoso indivíduo que é produto da dor e agústia do protagonista. Fei luta de mãos nuas, e suas técnicas são EP são chamadas de "Chi".


Elly Van Houten: 
Elly é uma jovem e talentosa oficial Gebler, que conhece Fei em uma floresta, próxima ao vilarejo de Lahan. Ela liderava uma operação militar com o objetivo de roubar um gear experimental e secreto de Kislev, porém, foi obrigada a aterrissar em Lahan e é parcialmente responsável pela destruição do vilarejo. Elly é otimista e busca ajudar Fei, mas não abandona sua vida militar. É uma exímia lutadora com cajado, e possui poderosos Etheres elementais, conhecida como -Antitype-.




Citan: É um dos melhores amigos de Fei, desde que, Fei chegou a vila de Lahan. Citan era o médico da vila, tendo chegado na mesma época em que Fei foi deixado em Lahan. Durante o jogo, é revelado que ele é um dos Elements originais, sendo o elemento água, junto de Sigurd, Ramsus e Miang. Ele foi um cidadão de terceira classe em Solaris, quando uma praga matou boa parte da população terceira classe, incluindo os oito irmãos de Citan, ele começou a chamar atenção devido a sua inteligência, ponderando o que havia acontecido e suas causas. Devido a isso, foi chamado pelo governo de Solaries e ingressou como militar. Em Solaris, ele conheceu Jesiah e Sigurd e devido a sua inteligência, subiu rapidamente na hierarquia e quando os Elements foram formados, ele e Sigurd se tornaram respectivamente, os elementos da água e fogo. Citan luta boa parte do jogo com as mãos nuas e mais para frente, adquire uma espada. Seu poder é conhecido como "Arcane".


Bartholomew Fatima (Bart): É o líder dos piratas do deserto e capitão da Yggdrasil, uma Sand Cruiser, que permite aos heróis, se locomoverem na areia sem serem notados pelos inimigos. A Yggdrasil possui alto poder de fogo, porém, os tutores de Bart, Maison e Sigurd, se tornam extremamente apreensivos quando ele resolve usar as armas do Sand Cruiser, devido à sua natureza impulsiva. Bart conhece Fei devido a um destes impulsos, quando vê o Weltall sendo carregado em cima de um transporte de Aveh. Após a luta entre os dois, Barth se revela o herdeiro do trono de Aveh e que sua prima Margie são os últimos sobreviventes da família real. Como Barth foi criado sem amigos, Fei logo se tornou seu melhor amigo e está sempre disposto a ajudar quando Fei precisa. Ele usa um chicote em batalhas 

Ricardo Banderas (Rico): Rico é um meio-humano de força extraordinária. É o campeão em lutas de gear, também conhecido como "Champ" em Nortune, capital de Kislev, devido as suas vitórias. Possui uma grande reputação e seu tamanho pode ser assustador. Apesar de Rico ser um prisioneiro, seu estilo de vida é superior à de muitos nobres, e ele parece possuir conexões com os comandantes de Kislev. Seus ataques são os mais fortes do jogo, porém, são lentos e possuem indices de precisão inferiores.

Billy Lee Black (Blilly): Ele é um jovem sacerdote Ethos, que cuida de um orfanato junto de sua irmã mais nova. Billy perdeu a mãe ainda quando criança, quando seu pai estava em alguma missão. Milagrosamente, os irmãos foram salvos por um bispo do Ethos chamado Stone, que os acolheu no Ethos e os salvou da pobreza. Tempos depois o pai de Billy, Jesiah reaparece e tenta uma reaproximação, mas ele, influenciado por Stone renega o pai, embora o ature, pelo bem de sua irmã, Primera. Após conhecer Fei, Billy descobre todo o propósito do Ethos e a verdade sobre a morte de sua mãe, que foi morta para atingir Jesiah, e cuja morte foi ordenada por Stone, conhecido em Solaris como Stein. Billy utiliza armas de fogo em batalha e detém uma série de magias de apoio "Ether".


Chu-Chu:Antes vista por Bart como um bicho de pelúcia, Chu-Chu, estava ao lado de Marguerite durante seu aprisionamento no castelho Fátima. Sua raça vivia em florestas, mas devido aos avanços de Solaris, foi quase extinta. Ele pode crescer em tamanho, curar outros gears e não precisa de combustível para lutar. Antes de conhecer Fei, Chu-Chu residia em Shevat, mas foi levada de la por Wiseman, que removeu seu limitador, material imposto por Solaris nos -Lambs- para restringir sua força maxima, fisica e psicológica, fazendo-o ser capaz de liberar sua verdadeira forma ficando gigante.





Maria Balthasar (Maria): Uma jovem residente em Shevat que pilota o gear Seibzehn, um gear especial que seu pai Nikolai, criou para proteger seu lar. Nikolai foi sequestrado por Solaris para fazer novos Gears, deixando Maria com ódio de Solaris. Embora o Gear de Maria seja muito poderoso, os ataques físicos dela são fracos, no entanto, ela pode usar ataques de ether para chamar Seibzehn para atacar inimigos, mesmo em áreas fechadas.


Emeralda Kasim: É uma colonia de nanomaquinas, construida para ajudar a raça humana. Kim Kasim, que foi uma das encarnações de Fei, criou Emeralda durante a era Zeboim, após analisar os padrões geneticos de Elly. Na época, Miang estava manipulando o governo, e queria reiniciar o ciclo evolutivo humano, iniciando uma guerra nuclear. No presente, Emeralda é revivida em um sítio arqueológico e é usada por Krelian para aprimorar sua nanotecnologia. Ela é utilizada para proteger um portão de Solaris, mas se une a Fei logo depois. O corpo artificial de Emeralda e seus Ethers elementais a permitem lutar ao lado do grupo. Ela não usa armas, mas pode transformar seus membros e cabelo em armas variadas.


GEARS


Weltall: Pronuncia-se "Velt-all", palavra em alemão que significa "Universo", é um Gear humanoide, preto e vermelho, bastante poderoso. Sua primeira aparição no jogo define o enredo, mudando a vida do jovem protagonista Fei Fong Wong. Weltall é provavelmente o Gear mais importante e misterioso em todo o jogo, e foi construido em Kislev, utilizando peças de Solaris fornecidas por Grahf.



Weltall, o "Assassino de Deus"

Vierge: Em frances "Virgem", é um Gear elegante e poderoso, pilotado por Elly Van Houten. Construido em Solaris, especialmente para usuários de nível superior do Ether, uma pequena elite dentro dos Gebler, conhecidos como Elements. Ele apareceu pela primeira vez no caminho da montanha, quando Elly confrontou Fei, agindo sob as ordens do comando Gebler. Na batalha, Vierge é muito rápido e possui ataques de Ether poderosos, porém, com pouco ataque físico.


Vierge, o Gear de Elly
Brigandier: É um Gear vermelho ágil e forte, pilotado por Bart. Foi escavado a partir de ruinas em Aveh por Bart e sua tripulação de piratas da areia e posteriormente, personalizado com as especificações de Bart. Ele possui uma pena sobre a cabeça e propositadamente teve um dos sensores ópticos destruído, e coberto com um tapa-olho, para refletir a propria aparencia física do usuário. Bart utiliza Brigandier boa parte do jogo, até adquirir seu omnigear, Andvari. 

Brigandier, Gear de Bart
Crescens: É um fino Gear branco e dourado, sem braços e com imensas asas de anjo verdes em sua cabeça. O Gear foi construído por Solaris para ser usado exclusivamente por Emeralda. Semelhante ao seu piloto, ele é feito ao menos em partes por nanomáquinas.


Crescens, Gear de Emeralda
Heimdal: É o Gear de Citan Uzuki. Foi um dos poucos Gears escavados das ruinas em Aveh por Bart e seus piratas da areia. Ficou guardado em seu esconderijo, enquanto Bart buscava por um piloto adequado para ele. O Gear era tão inconstante e sem resposta que acabava ferindo todos os pilotos que entravam em seu cockpit. Citan o pilotou pela primeira vez quando o grupo de Bart foi atacado pelos Gebles. Mesmo sabendo de sua natureza "selvagem", Citan o pilotou, colocando todas suas habilidades de Ex-Element, controlando o Gear rebelde. 
Heimdal, Gear de Citan
Renmazuo: É um Gear construído sob encomenda pela sociedade Ethos para Billy Lee Black. Foi armazenado sob o orfanato de Billy em Aquvy. Renmazuo, parecido com Billy utiliza uma variedade de armas de fogo, incluindo o "JessieCannon", um equipamento especial que se transforma em arma, construída e pilotada por seu pai, Jessiah.  Na batalha, Renmazuo é potencialmente poderoso, devido à diversidade de seus três estilos de ataque.
Renmazuo, Gear de Billy


Seibzehn: É um imenso Gear azul, controlado por Maria Balthasar. "Siebzehn" em alemão, significa "Dezessete", talvez por ter sido a versão XVII de seu modelo. Diferente dos outros Gears, Maria não o controla de dentro de um cockpit, mas sim, montada em sua cabeça e controlando-o por meios verbais. Seus ataques físicos são compensados por sua baixa velocidade, e por vezes, pela pouca precisão.

Seibzehn, Gear de Maria

Stier: Palavra alemã para touro, é um gigantesco Gear verde de aparencia monstruosa, que compartilha características com seu piloto, Ricardo Banderas. Possui rodas em seus pés e um grande foguete em suas costas. Stier foi especialmente desenvlvido pela comissão de lita Nortune para Rico, depois que ele se tornou um campeão pela primeira vez. Na batalha, Stier é poderoso, porém, fraco em ataques baseados em Ether, lento e possui baixa precisão.


Stier, Gear de Rico

Veredicto Final

Não é atoa que Xenogears, até hoje é considerado um dos melhores enredos da Square. Se eu fosse tentar transcrever metade da história do jogo neste site, ficaria semanas escrevendo e a postagem seria do tamanho de um livro. Xenogears possui enredos detalhados para seus protagonistas e antagonistas, musicas altamente agradáveis, cutscenes em animação extremamente bem feitas e divertidas e é sim, um jogo que merece e deve ser jogado por todo gamer que curta um bom RPG.

Xenogears Trailer

Jogo para Download

Foi disponibilizado uma versão Pt-Br de Xenogears feita por fãs Brasileiros, é claro. Os links do primeiro e segundo CD seguem abaixo:


Observação: Tem um bug que é do jogo, no CD2 quando Fei e o grupo vão enfrentar o Deus em Mahanon, o jogo da uma travada, para passar por este inimigo não pode ataca-lo, pois toda vez que ataca ele se recarrega em 16000 HP, ele tem um ataque que tira metade do HP inclusive o dele então tem que ficar usando carregar até que ele fique com menos de 1500 HP, só que se ficar fazendo isso é onde acontece o bug.Bom pra pular este bug a dica é usar item que recupere o HP com um dos personagens e os outros dois pode ficar usando carregar até que ele ataque com esse golpe especial até chegar a menos de 1500 HP e acabar com ele.

Um comentário:

Seu comentário é muito importante para nossa equipe!