quinta-feira, 19 de março de 2015

Rise From Your Graves: Out Run

Em 1986 nascia uma das franquias mais promissoras do Arcade. Projetado por Yu Suzuki, designer de jogos japonês, responsável pela criação de vários Arcades importantes da Sega, e desenvolvido pela Sega AM2, equipe de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Out Run, foi premiado com dois Golden Joystick Award, cerimônia de premiação dos jogos mais antiga do mundo, que premia os melhores jogos para videogame ou computador do ano, de acordo com os votos do publico em geral, ganhando premio de "Melhor jogo de Arcade do Ano" e "O melhor jogo do Ano".



O jogo foi um sucesso comercial e de crítica, tornando-se um dos jogos mais vendidos da época e sendo listado como um dos melhores de todos os tempos. É notavel o seu hardware inovador, belos gráficos, músicas, e características inovadoras, como a opção do jogador escolher tanto a rota que não é linear, quanto a trilha sonora. O jogo possui forte tema de luxo e relaxamento. Em entrevistas retrospectivas, Yu Suzuki se referiu a Out Run, não como um jogo de corrida, mas um jogo de "condução".

Gabinete versão cabine de Out Run
Gabinete Arcade de Out Run

Gameplay

Out Run é um jogo de corrida em terceira pessoa. O jogador controla uma luxuosa Ferrari Testarossa, a partir de uma perspectiva da traseira do carro. Deve-se correr para o final de cada estágio o mais rápido possível contra um limite de tempo. No final de cada fase, é apresentado uma bifurcação na estrada, onde se deve escolher entre a via da esquerda ou direita, para a próxima fase. A via esquerda, geralmente apresenta uma fase mais fácil, enquanto a da direita, um percurso mais desafiador.




Passando por pontos de verificação, ao final de um estágio e inicio de outro, o jogador é premiado com tempo extra, para a próxima corrida. Uma vez que o cronometro zerar, o jogo termina. Além desta jogabilidade não linear, Out Run oferecia a escolha da música para ouvir enquanto se estava dirigindo, representada por estações de rádio.

Musicas


As musicas do jogo, são um show a parte. Compostas por Hiroshi Kawaguchi, que já havia composto anteriormente para outros jogos de Yu Suzuki, e que fez parte da banda oficial da Sega na época, SST Band (Sega Sound Team Band), Out Run foi o primeiro jogo de Arcade a dar liberdade ao jogador para escolher com qual musica de fundo queria correr. Três faixas selecionáveis eram transmitidas através de estações de rádio FM imaginários, recebidos pelo receptor da Testarossa. Intituladas como Passing Breeze, Splash Wave e Magical Sound Shower e uma faixa adicional no Arcade após o termino do jogo, Last Wave. Já a versão Out Run 3D para o Master System, contém as faixas adicionais, Color Ocean, Shining Wind e Midnight Highway, escritas por Chikako Kamatani. O porte do jogo para Mega Driver em 1991, apresenta uma faixa extra intitulada Step On Beat, escrita por Masayoshi Ishi.


Passing Breeze

Splash Wave

Last Wave

Magical Sound Shower

Veredito Final

Out Run é um excelente jogo para passar o tempo. Ao final do dia, duvido que ao pegar seu carro, não vai sair por ai cantarolando a viciante Splash Wave.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nossa equipe!