quinta-feira, 11 de junho de 2015

Rise From Your Graves: Nights Into Dreams

E aproveitando o ganho do "To Be Continued..." mais essa semana, o Rise From Your Graves de hoje traz o incrivelmente belo: Nights into Dreams. Um jogo lançado em 1996 para saudoso console da Sega, o Sega Saturn.



O jogo foi desenvolvido pela Sonic Team, sendo que o objetivo dos desenvolvedores era fazer a sensação de voar o elemento central da jogabilidade, realizado através dos extraordinários gráficos em 3D gerados pelo poderoso console da Sega e uma jogabilidade mista de 2D e 3D.

História

Todas as noites, todos os sonhos dos humanos são jogados fora em Nightopia e Pesadelo, as duas partes do mundo dos sonhos. Em Nightopia, os aspectos distintos das personalidades dos sonhadores, são representados por esferas coloridas e luminosas, conhecidas como "Ideya".

  
Entretanto, o governante mal do Pesadelo, o Bruxo Wizeman, está roubando essas energias dos sonhos para tomar controle de Nightopia e eventualmente o mundo real. Para isso, ele cria numerosos seres chamados "Nightmaren", incluindo dois "Nightmarens especiais" com capacidades acrobáticas acima do comum chamados Nights e Reala. No entanto, Nights se rebela contra os planos de Wizeman e sua punição é ficar preso dentro de um palácio Ideya.

Um dia, Elliot Edwards e Claris Sinclair, duas crianças da cidade de Twin Seeds, passam por diversos fracassos. Elliot gosta de jogar basquete, mas é desafiado pelas crianças de outra classe e acaba perdendo, e Claris, que quer cantar em uma peça mas se assusta com a ideia de cantar na frente dos juízes. Naquela noite, ambos sofrem de pesadelos com estes eventos e escapam em Nightopia até descobrir que ambos possuem a rara Ideya vermelha da coragem, o único tipo que Wizeman não pode roubar. Eles liberam o acrobata Nights, que lhes diz sobre o mundo dos sonhos e os planos de Wizeman e os três começam uma jornada no mundo dos sonhos para derrotar o bruxo e restaurar a paz em Nightopia.

 

Gameplay



O jogo é dividido em níveis, chamados de "Dreams" (Sonhos), cada um dividido em quatro "Mares" e uma batalha contra um chefe. O jogo possui sete sonhos, sendo que são três sonhos exclusivos para Elliot e três exclusivos para Claris e por fim, cada personagem joga através de um sonho idêntico "Twin Seeds" para enfrentar o chefe final. Para que o sonho final seja desbloqueado é necessário em que em cada sonho de ambas as crianças seja atingido o fim com no mínimo um rank C.



Ao iniciar um sonho, os Nightarens de Wizeman roubam as Ideyas dos personagens, exceto a vermelha que é um tipo raro de Ideya e simboliza a coragem. Cada Ideya possui um simbolismo que são elas: Amarela para esperança, verde para sabedoria, azul para inteligência e branca que é pureza.



O objetivo de cada um dos quatro "Mares" em cada sonho é recuperar as Ideyas roubadas, sendo necessário coletar 20 fichas azuis e as deixando dentro do capturador de Ideya, o qual se sobrecarregará e libertará a orbe presa.




O jogo combina gráficos 3D com jogabilidade em 2D onde a intenção dos desenvolvedores do jogo era de fazer a sensação de voar o elemento central da jogablidade. Várias manobras acrobáticas podem ser executadas, incluindo o "Paraloop", pelo qual Nights voa ao redor de um círculo completo que faz com que qualquer item dento do loop seja atraído até o herói.





Nights into Dreams apresenta um sistema de combo conhecido como "Linking", ou seja, pontos são feitos quando ocorre uma sucessão rápida de itens coletados e voos através de argolas, ambos que seriam individuais mas que no tempo certo "linkam" entre si.


Personagens

Claris Sinclair: uma talentosa cantora de 15 anos que possui a ambição de se destacar em sua apresentação de palco. Ela cantava em eventos comemorativos da cidade centenária de Twin Seeds, entretanto, ao ficar cara a cara com os juízes, ela foi surpreendida pelo medo do palco e manda mal na apresentação. Ela perde todas as esperanças de conseguir o papel, e a noite ao dormir, os Nightmarens se aproveitam de seu medo, levando Claris a um pesadelo com sua performance. Ao fugir do palco, ela se encontra em um vale onde Nights chama por ela.

Elliot Edwards: Um jovem de 15 anos, promissor jogador de basquete. Um dia, um grupo de estudantes mais velhos desafiam-no para um jogo, fazendo com que Elliot fosse humilhado na frente dos amigos. Aquela noite, um pesadelo reprisa os eventos, ele corre cegamente para o mundo de Nightopia, onde também encontra Nights.

Nights: É uma Nightmaren criada por Wizeman para roubar a Ideya vermelha. Nights porém, se revolta contra Wizeman e é selada no palácio de Ideya, até que Elliot ou Claris se juntam a ela. Ela usa uma roupa roxa e chapéu com um diamante no peito.


Reala: É o braço direito de Wizeman. Diferente de Nights, Reala é cruel, brutal, astuto e completamente leal ao vilão. Ele foi responsável pelo aprisionamento de Nights no palácio Ideya.


Wizeman: É o principal vilão do jogo. Ele é o mau soberano de toda a parte obscura do mundo dos sonhos e o criador dos Nightmarens sendo o chefe final da aventura.

 Curiosidades

O jogo foi introduzido ao lado de um controle opcional. O controle possui uma alavanca analógica para tornar a sensação de voar uma tarefa mais prazerosa. O controle além do analógico possui o "direcional pad" e botões nos ombros que se encontram localizados de maneira semelhante ao do futuro controle do Dreamcast.

Em dezembro de 1996 foi lançado uma demo de dois níveis com uma temática natalina do jogo. No japão, foi parte de um pacote de natal do Sega Saturn. Em outros países foi dado com a compra de jogos selecionados do Saturn e dado como brinde em algumas revistas. O disco Christmas Nights contém a versão completa de Spring Valley da Claris e uma nova versão para Elliot com o mesmo tema visual mas com um layout diferente.


O jogo usa o relógio interno do Saturn para mudar o elementos de acordo com a data. Em novembro e janeiro, a logo do título "Nights: Limited Edition" é trocada por "Winter Nights"

Veredicto Final

A viagem pelo mundo de Nights Into Dreams é algo colorido e gostoso de se apreciar. Voar e fazer piruetas pelo ar nunca haviam sido tão divertidos até então!



 Introdução do jogo para Sega Saturn


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nossa equipe!