segunda-feira, 28 de junho de 2010

Team ICO Collection vem aí!


Foi listado no Amazon francês, para Junho de 2011, o Team ICO Collection para PS3, o que dá muita força ao boato de sua publicação, embora a Sony ainda não o tenha feito oficialmente. Trazendo dois dos melhores jogos do PS2, ICO e Shadow Of The Colossus, o game promete repetir o sucesso da God Of War Collection, que continha, como diz o próprio título, os dois primeiros games do espartano careca favorito do mundo gamer em formato HD. Embora o game ainda não esteja confirmado, e se for não há garantias que será em HD, Shuhei Yoshida, presidente dos estúdios internos da Sony, já declarou que mais jogos do PS2 seriam lançados em HD, o que permite aos fãs criarem fortes expectativas para o lançamento dessa, e de outras, pérolas em HD. Pra quem não sabe, o título da coleção se deve a equipe de desenvolvimento do ICO e do Shadow Of The Colossus, chamada de Team ICO justamente porque o seu primeiro desenvolvimento foi o ICO, jogo que estreiou no PS2 em 2001. Segue abaixo um pequeno resumo dos games da Team ICO:

ICO

Ocupa a 50ª posição no Metacritics do PS2, com score de 90, tendo sido bem recebido pela crítica na época do seu lançamento. Com design inovador, o jogo te colocava no papel de um garoto de chifres, o Ico, que tem de salvar uma menina de um castelo, a Yorda, resolvendo diversos puzzles. A história, embora pareça simples e genérica em linhas gerais, é bem interessante pois é aberta e obscura. Praticamente não há diálogos e a história não é contada de maneira direta, não apresentando textos e narrações nos videos, o que abre muito espaço para interpretações pessoais. É um game minimalista, como o aclamado Super Metroid, onde o mínimo de informações possível é transmitido ao jogador, assim como também apresenta grandes cenários abertos e pouquissímos personagens. A trilha e efeitos sonoros são limitados a alguns momentos específicos, sendo que o game se aproveita muito do silêncio. Todos esses elementos se coadunam para criar um clima de solidão e imprimir o já citado minimalismo ao game. É impressionante como observar apenas você(o Ico) e a Yorda num cenário aberto grande e belíssimo, o castelo, claramente abandonado, com apenas com os sons do mundo a sua volta te dê uma sensação de solidão e beleza fantásticas, uma experiência incrível e imersiva. A direção de arte do jogo é maravilhosa, com cenários grandes e uma paleta de cores bem sóbria, geralmente puxado pra tonalidades mais escuras, com grande abuso do cinza, cor das paredes do castelo, cenário do game.

Shadow Of The Colossus

Ocupando a, injusta na minha opinião, 44º posicão no Metacritics, com 91 de score, Shadow Of The Colossus, junto com God Of War, foi o motivo pra mim adquirir um PS2. A história, no caso a maneira como ela é contada, e a direção de arte de ambos os games se parecem, ainda mais o design gráfico, bem semelhante, embora ache o SOTC mais claro, com cores mais vibrantes. Na história, você é um héroi que tem de acordar uma princesa derrotando os guardiõe da terra, os colossos. Sinceramente não estudei as relações com a história do ICO, embora é provável que o protagonisa dos dois games, o Ico, seja o mesmo. O game se passa num mundo IMENSO, com diversos cenários diferentes, como ruínas, cidades abandonadas, desertos, lagos, montanhas, sendo um mundo bem maior que o castelo do ICO e com cenários bem mais variados, e sem a limitação de ter que passar por áreas lineares, embora, se não me engano, a história ainda seja um pouco linear, pois os colossos tem de ser derrotados em ordem específica. Os colossos são os "puzzles" do game, e, pra mim, os grandes destaques, pois são criaturas realmente gigantescas, colossos na melhor acepção da parada, com um design fantástico e criativo. São os puzzles pois cada um tem de ser derrotado de uma maneira específica, pois, embora todos sejam derrotados enfiando a espada que você carrega em marcas específicas no corpo deles, essas marcas estão escondidas e cada uma demanda uma maneira diferente para ser exposta. Derrotar um colosso é uma experiência única e gratificante, algo realmente indescrítivel, apenas quem fez sabe o quanto é bom. A trilha e os efeitos sonoros, embora repitam a trasmissão da sensação de vazio do ICO quando você está pelo mundo, quando a luta se inicia se transforma completamente. Se torna algo épico, majestoso, realmente representativo daquele embate. Pra mim, uma das melhores, quicá a melhor, trilha sonora da história dos games. Pra quem se interessa, a trilha sonora é o CD Roar Of The Earth, do Kow Otani. Antes de finalizar, não poderia deixar de citar o Agro, o seu cavalo negro. Num mundo tão grande como é o de SOTC, um meio de transporte é indispesável, e o escolhido para tal foi o cavalo Agro, carismático e sempre útil te levando para os locais do combate, sendo até utilizado em alguns, devido ao gigantismo dos colossos, que conseguem percorrer muito espaço facilmente. Agro é, junto com a sua espada e arco-e-flecha, as únicas coisas que te acompanham pela jornada através do game. Por juntar o melhor do ICO, ou seja, a direção de arte, a história aberta e o ambiente minimalista, como as batalhas épicas e puzzles que são os colossos, além de contar com uma trilha sonora sublime, é que o SOTC é um melhores jogos que já joguei até hoje, e o melhor pra mim do PS2 junto com os dois GoW.

E isso encerra o que era pra ser um post pequeno, mas ficou um pouco maior do que eu esperava, porque falar de ICO e SOTC sem empolgar é impossível, assim como impossível também é descrever a genialidade dos dois em palavras. Pra quem é fã de videogames e não jogou essas peças de arte digital, fica aqui minha recomendação para que o faça assim quer puder. Grande abraço a todos, e até a próxima.

Fonte: Eurogamer

2 comentários:

  1. Um Team Ico collection para o PS3 é muito bem vindo. Meu jogo preferido, particularmente, é Shadow of the Colossus que, apesar do seu probleminha com a taxa de quadros, tem uma ótima história e ótimos gráficos.

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores games de PS2, com certeza essa coleção vai vender muito.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nossa equipe!