quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Rise from your Grave: Skies of Arcadia


E chegou quinta feira pessoal, mais um dia da nossa seção Rise From your Graves trazendo os melhores jogos, até então, encostados no limbo do seu armário.

Skies of Arcadia é um RPG desenvolvido pela Overworks para o saudoso Dreamcast, sendo publicado pela Sega no ano 2000. O jogo foi uma resposta da Sega para a falta de um Final Fantasy para seu console e, devido ao sucesso, mais tarde acabou chegando ao Game Cube como um remake, chamado Skies Of Arcadia Legends.

O jogo em si é um jRPG brilhante, possui personagens fortes, história envolvente, mundos maravilhosos e batalhas exageradas contra os chefões. jRPG é a sigla para determina os jogos de RPG que em sua mecânica de batalha adota o sistema de turnos. O "j" significa japonês, sendo esse estilo muito popular por la.

A história

A história é baseada no universo dos livros fantasticos de Júlio Verne, caracterizado pela fantasia e aventura. Nesse mundo fantástico, Vyse, Aika e seu bando Blue Rogers resgatam uma princesa misteriosa. Ela que será a premissa para uma aventura heroica, a fim de impedir o império Valuan de reviver antigas armas com potencial para destruir o mundo. O jogo conta com uma inovadora forma de se manobrar as naves aéreas, onde os piratas do céu as usam para explorar o mundo. Isso fornece um excelente pretexto para expandir o progresso do jogador, erguendo-se acima das ondas aéreas ou se afundando sob nuvens. Isso acaba por aumentar a sensação épica do mundo, ao mesmo tempo em que batalhar barco contra barco nos fornece incrível dimensão tática. 




Confiram um trailer desta magnífica aventura

Os personagens

Vyse - Um Blue Rogue (Piratas do ar que só atacam navios armados maiores que seus próprios navios, em particular os do império Valuan) de 17 anos que tem uma personalidade alegre, otimista e determinado, o que torna Vyse um lider natural. Muitas vezes ele é o único do grupo que mantém a fé apesar dos obstáculos aparentemente insuperáveis a vir pela frente.





Musica de Vyse

Aika -  Amiga de infancia de Vyse é sua companheira no Blue Rogue. Ela também tem 17 anos de idade e possui uma personalidade forte e enérgica. Aika é extremamente leal a todos a sua volta e seu temperamento é explosivo e possui fraquezas como obsessão a tesouros e não sabe nadar. Ela ficou órfã cedo é foi criada pela familia de Vyse.





Musica do título do jogo

Fina - É uma "Silvite", um dos poucos sobreviventes da antiga civilização de prata. Possui 17 anos assim como Vyse e Aika, é bonita e de natureza doce e recatada mas Fina possui uma vontade de ferro. Ela é inicialmente ingênia mas mostra-se uma rápida aprendiz. Possui uma forte ligação com Vyse e uma ligação quase fraternal com Aika. Fina possui uma criatura redonda prateada chamada Cupil que luta por ela. Cupil pode mudar em várias formas e ganha poderes comendo Chams, Moons stones que estão escondidos por todo jogo. Quando não está em batalha, Cupil toma forma de uma pulseira usada por Fina.





Musica de Fina

Drachma - Um homem de 55 anos que perdeu seu braço e olho direito e seu único filho enquanto lutava contra a gigante Arcwhale Rhaknam. Ele possui um braço mecênico que usa como arma durante as batalhas. Sua obscessão com a caça de Rhaknam o leva a sua aventura nos céus. Dracma é o capitão de um pequeno dirigível de pesca, Little Jack. Ele viaja com Vyse e os outros e parte do jogo finge não se importar com eles mas mostra-se bem a tempo de salva-los quando necessário. Sua vingança contra a baleia parece ser baseada no Captão Ahab no romance de Herman Melville Moby Dick.




Musica de Drachma

Gilder - Um belo homem de 32 anos de idade, Gilder encontrou e resgatou Vyse de Crescent Island quando Vyse estava preso e se juntou a grande jornada. Ele possui um papagaio chamado Willy que pode ser útil quando ao precisar sair de celas em prisões. É muito descontraído e aventureiro e vive fugindo de relacionamentos sérios e por isso vive sempre fugindo de uma blue Rogue chamada Clara que é obcecada por ele. Apesar de sua natureza despreocupada, Gilder é um pirata do ar altamente experiente e capaz e sua experiencia é útil diversas vezes na história.



Musica de Gilder

Enrique - Aos 25 anos de idade, Enrique é o principe herdeiro do Império Valuan mas discorda totalmente com as políticas imperialístas de sua mãe, a imperatriz Teodora I. Sabendo que não é póssivel mudar as formas totalitárias do império, ele se junta aos piratas do ar e mais tarde dá a Vyse e seu carro-chefe, o Delphinus, quando a equipe tenta escapar da Grand Fort pela segunda vez. Sua nobreza franca e cavalheirismo estão em oposição direta com as atitudes da maioria dos Valuans e é sua bondade infecciosa que acaba salvando todo o grupo mais tarde.




Musica de Enrique

 

Veredicto Final

Lembro-me como se fosse ontem, a sensação de imersão, o frio na barriga ao atravessar o "fim do mundo", onde os barcos cairiam infinitamente, ou a incrivelmente épica cena de resgate que ocorre logo no início. Quando paro para pensar, as vezes fica difícil me lembrar de um jRPG que me prendeu tanto quanto Skies of Arcadia. O enredo grandioso, trilha sonora marcante, personagens cativantes, universo imersivo do jogo, tudo perfeitamente alinhado criando uma experiência verdadeiramente única.

Um comentário:

  1. Lembro até hj, 4 CDs e mtas horas de jogo. Um dos unicos jogos jRPG q ja joguei. Mto foda

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nossa equipe!