terça-feira, 19 de maio de 2015

Burning Fingers : Bloodborne - Parte 2

Como comentado semana passada a parte II desse maravilhoso jogo terá um foco na história. Então peguem seus toddynhos gelado, uma vitamina de leite com pera e um pacotinho de bolachinhas, sentem no sofa, que la vem história. OBS: TENTAREI NÃO DAR SPOOILERS PARA OS NOVOS JOGADORES, MAS LEIA POR SUA CONTA E RISCO.



Primeiramente devo comentar dos lugares principais onde a história se passa, Yharnam, Byrgenwerth e o Hunter's Dream (Sonho do Caçador). Depois continuaremos com o progresso que o seu personagem faz durante o jogo.


Yharnam

A antiga cidade estilo gótica possui suas ruas apertadas e gigantescas construções, com grades de metal negro e torres pontudas. Toda a cultura e arquitetura da cidade remete a um período, aproximadamente, do seculo XVIII e XIX. As roupas demonstram bem esse aspecto cultural marcante, com cartolas e jaquetas





Essa cidade possui uma particularidade, ela foi construida em cima de uma "cidade" subterranea, que terá um papel fundamental no enredo, chamada posteriormente de "The Tomb of the Gods" (A tumba dos deuses). Essa é a principal importancia de Yharnam, pois é agora que Byrgenwerth entra na parada.


Byrgewerth

Essa é a escola principal de Yharnam, a universidade construida depois da floresta. Com a descoberta da Tumba dos Deuses coube a ela desvendar seus segredos. Aqui que, mais tarde, irá surgi todos os problemas de Yharnam, pois os estudantes de Byrgewerth encontram, dentro da tumba, o Old Blood (Antigo Sangue).

As propriedades do Sangue Antigo logo foram sendo descobertas. Cura, força, agilidade, pericia; esses eram alguns dos atributos que os alunos estavam descobrindo, mas, como sempre, tem um porem. Master Willem era o grande professor encarregado dessas descobertas, mas ele descobre que o Sangue Antigo tinha seus perigos. Ele tenta acabar com qualquer pesquisa em cima disso e acaba por se isolar em Byrgewerth, mas seus esforços foram em vão.

Quando você matar a Vigario Amelia encontrará o esqueleto de uma criatura em cima do altar. Essa caveira irá desencadear uma cutscene no jogo, mostrando o dialogo entre Master Willem e Laurence.




Laurence é um dos discípulos de Willem, que discorda de seu professor. Ele quer continuar a investigar e aprofundar o Sangue. Assim ele rompe com o silencio de Byrgewerth, levando consigo outros que também discordavam de seu mestre, como Micolash, e funda a "Healing Church" (Igreja da Cura). A intenção de Laurence era voltar a explorar a Tumba dos Deuses e desvendar seus mistérios, mas, com isso, a igreja irá fugir de seus controle. A frase que retornará a cabeça dele será provida de seu antigo mestre : " Tema o Sangue Antigo".


Igreja da Cura


A igreja fundada por Laurence tem algumas informações confusas. A primeira é : como um professor de universidade funda uma igreja? Uma coisa não impede a outra, mas a forma como a religião enxerga o conhecimento é diferente do meio científico. Logo vem a minha interpretação : a Igreja fugiu do controle. Com a crescente fama de Yharnam e da Igreja, o que Laurence esperava ser um estudo virou um culto religioso. Os poderes de cura, milagrosos, do Sangue se espalharam-se por todo o lugar, isso fica claro através de vários personagens, incluindo o seu próprio, que foram pra Yharnam em busca de "salvação".


A Igreja possui três classes: O Coro, a Igreja da Cura e os caçadores de Negro.






Para testar as qualidades do Sangue Antigo é bem provável que a Igreja tenha disseminado essa substancia por toda a Antiga Yharnam. Como você no decorrer do jogo encontra um bairro, gigantesco, abandonado, infestado de feras, chamada Antiga Yharnam. É nesse meio de caos e infecção, que surgem os primeiros caçadores. Gerhman, o primeiro caçador lutou contra as feras na Antiga Yharnam, sendo ele e outros mais. Mas o que pode um homem simples contra as feras gigantescas que surgiam? Nesse momento Laurence vê até onde sua Igreja poderia chegar. Aliado com Gerhman ele usa um item de extremo poder chamado : 1/3 de Cordão Umbilical. Um pedaço de grande poder dos Antigos Deuses, sendo esse o pilar fundador do Sonho do Caçador. Nesse local os caçadores poderiam criar suas armas e aperfeiçoarem suas habilidades com os Ecos de Sangues extraído das criaturas. Ainda sim isso não solucionaria o problema, e ainda teve um efeito muito ruim. Ao entrar em contato com o Antigo Deus Espirito da Lua, Gerhman fica preso no Sonho do Caçador, sempre e eterno.

Com o Coro utilizando de outro 1/3 de Cordão Umbilical para se comunicar com os Deuses Antigos cada vez mais a linha entre Besta e Homem se afina. Quanto mais tempo os Antigos permanecem em contato com o mundo mais próximo da Noite Eterna a humanidade fica, onde nada sobrará, a não ser feras.

Nessa situação de : vai da merda, seu protagonista entra pra resolver a parada.


Protagonista

Agora seu personagem surge. Vamos analizar a intro e seus significados malucos para os jogadores de primeira viagem




O protagonista chega em Yharnam em busca de seu Sangue milagroso. Então, já aqui, podemos presumir que a cidade não estava em total caos, e que, assim, não podemos definir durante quanto tempo o personagem fica desacordado.  Mas eu estou me apressando, vamos por partes. Esse homem cego do video, para mim, é Laurence. Ele está recrutando você como caçador, um caminhante sonhador, aquele que pode frequentar o sonho; ao assinar o contrato.  Ele injeta o Sangue Antigo em você, o mesmo que irá te causar a maldição da fera, mas veja na sequencia, entendam o sonho e sua simbologia: "Uma criatura nasce de uma poça de sangue e caminha em sua direção, quando logo em seguida ela começa a pegar fogo e desaparece, e para finalizar surgem os Mensageiros". 

Isso mostra que você está infectado com o Sangue de Yharnam, mas não desenvolveu a maldição da fera, por ter sido escolhido para ser um Caçador habitante do Sonho os Mensageiros vêm ao seu auxilio. Sua primeira missão ao levantar da cama está escrito em um papel : " Ache o Sangue Pálido para transcender a caçada" . Isso só será resolvido ao final do jogo em  um dos 3 finais existentes, então segura nessa instrução e tente descobrir o que caralhos é o Sangue Pálido.


Desligando



Moçada não existe a menor possibilidade de adentrar mais a fundo da história em um único post. Agora eu quero saber de vocês, devemos ficar mais umas 2 semanas no Bloodborne e descobri sobre o enredo de vários bosses, como Padre Gascoigne e a Fera Clerica; analisar o significado dos 3 finais e qual deles é o Verdadeiro; Ou devemos seguir em frente e fazer analise de outros jogos difíceis? Por favor deixem nos comentários para onde deverei ir. Conto com vocês.


2 comentários:

  1. Ficou muito boa a história, detalha sim o enredo dos bosses, o jogo merece.

    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que a história do jogo era tão boa, algumas coisas passaram despercebidas quando joguei, fala sim sobre o enredo dos bosses, quero saber mais sobre a história daquele Padre maldito.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nossa equipe!